Planejamento financeiro para jovens

A palestra tem como objetivo passar conteúdo sobre educação financeira. Mostrar que quanto mais cedo aprendemos a investir nossos recursos, mais cedo teremos o dinheiro trabalhando para nós e não nós trabalhando para o dinheiro. Ensinar a pensarmos em longo prazo, estabelecermos metas e objetivos de vida, fazer planejamento. Trazer os principais conceitos de investir. A ideia é passar um conteúdo de fácil assimilação, com linguagem adequada aos jovens e mostrar como viabilizar a execução.

O público alvo seriam os jovens / adolescentes, estudantes a partir da 8ª série do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. As escolas seriam o principal foco. Poderia estar atrelado a programas de formação escolar, eventos com alunos e feiras do livro realizada nos colégios.

Os temas abordados seriam conceitos de dinheiro, poupança, investimento, despesas fixas e variáveis. Objetivos de curto e longo prazo, planos de vida, pensar na aposentadoria. As diferenças de dívida e investimento, como pano de fundo o conceito de juros compostos. Apresentar planilha orçamentária e ensinar como montar uma. Apresentar principais formas de onde investir o dinheiro quando se tem pouco recursos. Trazer exemplos de produtos financeiros. Como abrir uma conta corrente, como entender a dinâmica do mercado financeiro (instituições, produtos). Falar do conceito de risco, liquidez e juros. Como avaliar melhor uma tomada de decisão de compra (não ser por impulso por exemplo). Apresentar a diferença de economizar no sentido de poupar e economizar no sentido de realizar sonhos, isto é dar sentido para as compras traçando os conceitos de esbanjar, gastar e comprar. Como podemos fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor e não correr atrás dele o tempo todo. A diferença entre poupar e investir.  Trazer exemplos práticos de como o tempo trabalha a nosso favor e quanto isto é impactado quando se começa cedo a investir.

A necessidade de oferecer uma educação financeira aos jovens é relevante pelo fato de não termos esta cultura nas famílias e muito eventualmente isto fazer parte dos conteúdos ensinados nas escolas. A importância de mostrar o valor do dinheiro e o poder que podemos ter ao administrá-lo bem. Demonstrar que precisamos cuidar do dinheiro como cuidamos da nossa vida, da nossa formação, da nossa saúde e ver como ele pode nos trazer bem-estar a longo prazo.


Clique aqui para solicitar uma proposta