Como cuidar do seu dinheiro e conseguir realizar seus sonhos

A palestra tem como objetivo passar conteúdo sobre educação financeira. A partir do estabelecimento de objetivos, definir metas e prazos, ensinar as pessoas a pouparem seus ganhos para a realização deles. Ensinar a diferença de poupar e investir. A ideia é passar um conteúdo de fácil assimilação, pragmático e viável de execução.

O público alvo seria para as pessoas que estão no mercado de trabalho, seja empregado ou empreendedor, isto é, profissionais com remuneração. A faixa de idade penso que de 20 a 40 / 50 anos. Público adulto jovem e maduro. Acredito ser um bom produto para eventos de formação de funcionários, associações de classe, conteúdo de eventos da natureza formativa como congressos e seminários.

A abordagem se daria a partir do estabelecimento de objetivos de vida, na ideia como se fosse um planejamento estratégico da sua vida, atendendo sonhos e necessidades a serem contempladas. Tendo os objetivos, ensinar as pessoas a estabelecer metas prazos. Ter indicadores de acompanhamento. Ensinar e dar método de elaborar o orçamento pessoal. Mostrar a diferença de gasto fixo, variável e como avaliar melhor uma tomada de decisão de compra (não ser por impulso por exemplo). Apresentar a diferença de economizar no sentido de poupar e economizar no sentido de realizar sonhos, isto é dar sentido para as compras traçando os conceitos de esbanjar, gastar e comprar. Desmistificar que guardar dinheiro é ruim pelo fato de eu não comprar o que quero na hora que quero. A diferença entre tomar crédito e comprar à vista. A diferença entre se endividar e investir. O que é juros compostos e como podemos fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor e não correr atrás dele o tempo todo. A diferença entre poupar e investir.  Ensinar as pessoas a fazerem as reservas de contingência, de aquisição de bens de capital e as reservas para o futuro, tipo aposentadoria.

Por último, acredito que a utilidade seria a de dar educação financeira mesmo. Partindo de uma cultura nacional onde se acredita que só podemos ter as coisas se endividando; quem nasce pobre sempre será pobre, só investe quem tem muito dinheiro; desmistificar os conceitos de dinheiro e mostrar que devemos cuidar dele como cuidamos dos filhos, da saúde, da vida em geral.


Clique aqui para solicitar uma proposta