Planeje sua aposentadoria

A palestra tem como objetivo ensinar as pessoas a se organizar para a aposentadoria. Trazer a importância disto. Ensinar a definir metas e estabelecer estratégias para isto. Penso que ela é um complemento ou passo 2 da palestra de cuidar do dinheiro e realizar sonhos. Ensinar a diferença de investir em curto prazo e longo prazo. A ideia é passar um conteúdo prático.

O público alvo seria para as pessoas que estão no mercado de trabalho, seja empregado ou empreendedor, isto é, profissionais com remuneração. A faixa de idade penso que dos 20 aos 50 anos. Público adulto jovem e maduro. Acredito ser um bom produto para eventos de formação de funcionários, associações de classe, conteúdo de eventos da natureza formativa como congressos e seminários.

A abordagem se daria a partir do estabelecimento de metas para aposentadoria. A partir de uma realidade de vida definir renda mensal sem necessidade de trabalhar ou optar por trabalhar somente em coisas prazerosas, ou seja, sem depender da remuneração para trabalhar. Mostrar as dificuldades da previdência pública e trazer isto a uma realidade talvez até da sua não existência nas próximas décadas. Ensinar a fórmula dos juros compostos e mostrar como isto multiplica os recursos. Dar exemplos matemáticos disto, a partir do ponto de chegada, quanto precisaríamos em número de anos para atingir tal valor. Trazer o conceito de previdência privada, as diferenças dos produtos, como escolher uma instituição financeira, as regras e formas de previdências, as vantagens e desvantagens dos diversos produtos. Abordar sobre como montar a sua própria carteira ou contratar um produto. A importância do investimento de curto e longo prazo e quais os produtos mais indicados para o longo prazo.

A utilidade seria a de dar educação no sentido de pensarmos na nossa velhice. De como chegarmos lá sem dependermos dos nossos filhos e termos uma vida digna, onde o dinheiro traria conforto e segurança. Partindo de uma cultura que o INSS vai resolver, mudar o modelo mental disto, deixando claro que o sistema não irá mais se manter e o porquê disto. Dar senso de realidade e urgência para o assunto. Demonstrar que o dinheiro pode trabalhar para nós, desde que estejamos organizados e estruturados para isto.


Clique aqui para solicitar uma proposta